Ensaios em Laboratório
Ensaios em Solo
Granulometria por peneiramento, sedimentação, índices físicos, umidade natural, densidade real dos grãos, compactação e CBR.
O que difere uma amostra indeformada da amostra deformada?
Uma amostra indeformada é o solo amostrado com as menores alterações possíveis em sua estrutura natural. Deve-se destacar que os solos em condições naturais são raramente iguais de um ponto para outro, bem como em profundidade. Para amostragem de solo com estrutura indeformada, utiliza-se de anel volumétrico (cilindro metálico) em aço inox, com bordos cortantes o qual é introduzido no solo, sendo removido a seguir, cuidadosamente para que a amostra (corpo de prova) não sofra deformações e/ou perturbações físicas. Emprega-se ainda, a técnica do corpo de prova (bloco ou torrão de solo) impermeabilizado. Essas amostras são empregadas em ensaios laboratoriais para a determinação da Porosidade Total (Macro + Microporos), Densidade Natural, Densidade do Solo, Condutividade Hidráulica, Índices de Vazios, Umidade Volumétrica, ente outros ensaios.
Já a amostra de estrutura deformada (solta), é a amostra coletada no horizonte diagnóstico superficial ou subsuperficial, com trado, podendo empregar ainda, as seguintes ferramentas, a saber: enxadão, pá reta, enxada, cavadeira, etc. A amostra de solo coletada, é transferida e armazenada em sacos plásticos, vidros, cápsula de alumínio, entre outros recipientes apropriados. É importante verificar o parâmetro a ser analisado, tendo em vista a especificidade de acondicionamento, armazenamento e transporte. Essas amostras são utilizadas para ensaios geotécnicos, de mecânica de solos, físico-químicos e químicos.