Sondagens a percussão (SPT)
Normatizada pela NBR 6484 : 2001, e conhecida também por “Sondagem SPT”, cuja sigla é abreviatura do nome internacional “Standard Penetration Test”, este tipo de sondagem aplica-se unicamente a solos. Seus objetivos são a determinação das camadas, a identificação do nível d’água, e o principal deles para finalidades construtivas, que é a determinação da resistência do solo.
Perfuração – Sondagem de percussão
A resistência dos solos é medida pelo índice de resistência a penetração (N), que é um número dado pela soma dos golpes do martelo, necessários para cravação dos dois últimos segmentos de 15 cm do amostrador padrão. Cada golpe do martelo consiste em uma massa de ferro padronizada de 65 kg, caindo livre e verticalmente a uma altura de 75 cm.
Marcações – Sondagem de percussão
A cada metro de profundidade, realiza-se o ensaio de resistência. Para isso, marca-se com um giz, no corpo da haste, um segmento 45 cm dividido em três partes de 15 cm. Quando se inicia a operação, um dos sondadores conta e anota as batidas necessárias para cravar cada uma das partes. O número SPT será a soma das batidas dos últimos 30 cm.
Neste tipo de sondagem, a profundidade é limitada aos critérios considerados impenetráveis pela norma, ou por especificação do cliente.
Lençol freático – Sondagem de percussão
Ao fim da sondagem deve-se realizar a leitura do nível inicial do lençol freático e no mínimo 12 horas depois de finalizada a sondagem, deve-se medir novamente o nível d’água, que também será informado no relatório final.