Sondagens a trado
A sondagem a trado consiste numa perfuração manual ou mecanizada de diâmetro variável, por meio de um dispositivo de média resistência para perfuração de solo.
Utilizada essencialmente para a coleta de amostras de solo para projetos viários, determinação de caixas de empréstimo e identificação do nível de água.
Os trados são geralmente usados até profundidades de cerca de 8 metros e em solos pouco consistentes.
O objetivo dessa sondagem é a análise das camadas do local de escavação (perfil estratigráfico), em seu estado natural. Entretanto, NÃO é possível de se obter índices de resistência, como ocorre na Sondagem a Percussão (SPT).
Equipamento – Sondagem a trado
O trado é um instrumento de coleta do solo, constituído por uma concha metálica dupla ou helicoidal (espiral), que perfura o solo, enquanto armazena o material perfurado. Tal instrumento é acionado através de hastes de aço rosqueáveis e possui, em seu topo, uma cruzeta ou motor para a aplicação do torque. Usualmente, o diâmetro do trado varia entre 2” e 8” (5 cm e 20 cm).
Como é executada a sondagem a trado?
As profundidades dos furos devem ser controladas através da diferença, entre o comprimento total das hastes com o trado e a sobra das mesmas com relação a boca dos furos, com precisão de 10mm.