Sondagens Rotativas e Mistas
A Sondagem Rotativa é o método direto de investigação mais completo à disposição da geologia de engenharia. Para sua execução, STRATO possui equipamentos mecanizados submetidos a um rigoroso controle de manutenção, além de profissionais altamente especializados, atuando há muitos anos no mercado.
Em se tratando de maciço rochoso, rocha alterada ou mesmo solo residual jovem, utiliza-se a sondagem rotativa para investigação geotécnica. Através desse método pode-se indicar o tipo de rocha, grau de alteração, fraturamento, coerência, xistosidade, porcentagem de recuperação, além do índice de qualidade da rocha.
Tal sondagem é realizada por meio de equipamento motorizado cujo movimento de avanço do furo consiste na rotação de uma coroa cortante com o auxílio de pressão. Uma bomba de circulação de água é acoplada à sonda para refrigeração da coroa e retirada de detritos de rocha de dentro da sondagem.
Como é utilizada a Sondagem Rotativa?
Utilizada para investigação geotécnica de maciços rochosos e solos impenetráveis à percussão – SPT. Consiste na perfuração com máquina motorizada (sonda), que simultaneamente rotaciona e aplica pressão ao barrilete acoplado a broca diamantada. O conjunto de perfuração, formado por hastes + barrilete mais coroa diamantada, é refrigerado à água. A sondagem rotativa retira testemunhos da rocha perfurada, que são acomodados em caixas plásticas ou de madeira, de acordo com a escolha do cliente. Quanto maior o diâmetro de perfuração, melhor a qualidade dos testemunhos.
Esse tipo de sondagem é realizado para identificar o comportamento dos maciços rochosos existentes em determinado local, ou quando o solo se torna impenetrável à percussão (SPT). Ela pode ser executada em conjunto com a sondagem SPT, tornando-se uma sondagem mista. É identificada com a sigla SR, seguida de seu número indicativo.